APPA – Associação Pratense Protetora de Animais presta contas para Câmara Municipal

por Administradora Oficial publicado 13/09/2022 17h34, última modificação 07/10/2024 15h19

A Câmara Municipal do Prata recebeu a visita da APPA – Associação Pratense Protetora de Animais durante a última sessão ordinária realizada pela Casa Legislativa.

A representante da APPA Célia usou a tribuna para prestar contas do trabalho da Associação em 2022, em parte subsidiado pela Câmara Municipal. No ano passado a APPA recebeu um total de R$ 80.750 em emendas impositivas dos vereadores – parte do valor do orçamento do município que os parlamentares podem escolher qual será a destinação.

Na ocasião, a protetora Célia detalhou os valores recebidos pela APPA, e como foram empregados. Segundo Célia, nesse ano a APPA recebeu mensalmente cerca de R$7.3400, somando um total de R$ 44 mil até então. A verba foi utilizada para pagar gastos com farmácia, consultas, exames, diárias, procedimentos, internações, medicações. De acordo com Célia foram realizadas 21 consultas, 40 hemogramas, 36 cirurgias emergenciais – ovariohisterectomia, castração de machos, cesarianas emergenciais, amputação de membros, transfusão de sangue, raio x, ultrassom, transfusão de medula, dentre outros.

“ Estamos falando do trabalho feito com os recursos recebidos, que é cerca de 30% dos nossos gastos. A conquista veio complementar ações já executadas pela causa na cidade, e com isso conseguimos abranger um número maior de animais, sempre prezando pela urgência, situação de risco e carência do tutor. Com a ajuda se antes podíamos cuidar de 10, hoje cuidamos de 15 animais, graças à verba. “

Ao longo da conversa, vereadores buscaram saber mais sobre diversos assuntos, como castrações, tal é o caso do presidente da Câmara, vereador Fábio Eustáquio, que questionou a Associação acerca do número de animais castrados pela APPA em 2022, e solicitou que sua emenda impositiva fosse empregada para esse fim. De acordo com os parlamentares, essa é uma forte necessidade da população, especialmente em bairros mais carentes.

Célia explicou aos vereadores os critérios que norteiam a atuação da APPA. Segundo a protetora, ainda que haja crescente demanda, sobretudo pela castração, a Associação consegue ainda lidar somente com casos de urgência – como resgate de animais doentes e socorro a animais atropelados. “ Não conseguimos fazer ainda de outra forma. Por enquanto. Vamos colocar o Prata no mapa onde a causa animal é uma conquista, é bem-vista, é positiva entre os cidadãos. “

Vereadores expressaram preocupação quanto à castração, discutindo com os protetores a situação e quantidade de animais castrados em todo o Prata, e como o número de operações podem aumentar. Para tanto, foi citado pelos presentes o Poder Executivo, o Castramóvel. Célia sugeriu ainda a criação de um projeto, em paralelo, focado inteiramente na castração, pedindo apoio da Câmara para execução do plano.

Ao fim do debate cada um dos vereadores agradeceu e parabenizou à APPA pelo trabalho, comprometendo-se a destinar novamente parte das emendas impositivas do orçamento de 2023 à Associação.